Por que fraldas de pano?

Por que usar fraldas de pano?

Fraldas em PUL
Fraldas em PUL

Um bebê que usa em média 5 fraldas por dia, por ano chega a usar 1800. Geralmente os bebês usam fraldas até 2 anos, o que resulta num cálculo de 3600 fraldas por bebê.

“Só nos EUA, vão para o lixo 18 bilhões de fraldas descartáveis por ano. Uma vez usadas, cerca de 90 % delas entram no ciclo do lixo caseiro e vão parar em lixões ou aterros, criando de imediato um problema de saúde pública;

Anualmente, são desperdiçadas 100.000 toneladas de plástico e 800.000 toneladas de polpa de árvores (celulose utilizada na fabricação das fraldas descartáveis).

São necessários 400 – 800 kg de pasta de papel (celulose) para sustentar um bebê, em termos de fraldas, durante dois anos.

De acordo com a CDC (Cotton Diaper Coalition), são necessárias “quantidades maciças de água” para transformar a polpa da madeira (celulose) em papel para descartáveis (…) A produção de uma fralda descartável tem um preço ambiental muito elevado em termos de água e energia.” Retirado no artigo Bebês Ecológicos de Thomas Enlazador

Pense nisso antes de comprar sua próxima fralda!

As fraldas de pano são uma boa opção para o seu bebê. Com elas você evita que a pele do bebê entre em contato com inúmeras substâncias químicas presentes nas fraldas descartáveis (metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas, gel absorvente, entre outros), com o uso das fraldas de pano evitamos alergias e assaduras.

As fraldas de pano modernas tem um investimento inicial que confere mais de 1500,00 reais de economia se comparado ao uso das fraldas descartáveis durante os dois anos aproximados que os bebês utilizam fraldas.

Para o desfralde as fraldas de pano são excelente, pois o bebê vai sentir o xixi relacionando-o com a sensação.

 Saiba mais (*):

– Mais de 27 bilhões de fraldas descartáveis contém resíduos de dioxina, o qual se encontra na lista da EPA como o químico mais tóxico de todos os relacionados ao câncer.

– Em 1955, antes que as fraldas descartáveis fossem introduzidas no mercado estimava-se que 7% dos bebês e crianças sofriam com reações alérgicas às fraldas, em 1991 esse número já estava em 78%.

– As fraldas descartáveis contém Tributyl-tin (TBT), um contaminante tóxico que causa problemas hormonais em humanos e animais.

– As fraldas descartáveis geram sessenta vezes mais desperdícios sólidos que as fraldas de pano

– As fraldas descartáveis usam 20 vezes mais matéria-prima como petróleo e pola de madeira

– Estima-se que o tempo de decomposição de uma fralda descartável chegue a 250-500 anos sob circunstâncias ótimas, muito depois que seus netos se forem.

– As instruções nas embalagens das fraldas descartáveis advertem que toda a matéria fecal deve ser depositada na latrina antes do descarte, no entanto menos de 1% desse material é despejado no sistema sanitário.

– Mais de 130kg de madeira 22kg de petróleo e 9kg de cloro se utilizam para produzir fraldas descartáveis por ano para um só bebê.

*Retirado do site panalesdetela.com

Comments are closed.