Perguntas frequentes – Fraldas de Pano

Fraldas de pano – Aqui apresentamos esclarecimentos sobre algumas perguntas frequentes, como:

Quantas fraldas de pano eu devo ter?

Essa quantia depende de alguns fatores, que tipo de fralda de pano você vai usar? em quanto tempo você quer lavar as fraldas de pano? e quanto tempo elas demoram para secar na sua residência?

Se você prefere usar as capas com absorventes ou fraldas ajustadas você vai precisar ter de 1 a 3 capas e bastante absorventes ou fraldas ajustadas, suficiente para você usar 1 ou 2 dias, de acordo com o ritmo que você gostaria de lavar as fraldas de pano (todo dia, ou a cada 2 dias…) e também o tempo que você vai esperar os absorventes ou fraldas secarem. Também varia conforme a quantidade de trocas que você faz no seu bebê.

Se você vai usar fralda de pano com bolso faça as contas de quantas fraldas usa no dia, geralmente de 7 a 9 fraldas, você precisa no mínimo de fraldas para dois dias se quer lavar todo dia e se as fraldas que foram lavadas ontem estarão secas para amanhã.

Saiba mais nesse post que fizemos sobre o assunto, clique aqui.

Quantas fraldas de pano eu preciso ter?

Qual fralda de pano é melhor para o bebê?

Na verdade nem todo modelo de fralda serve bem em todo bebê, assim como as descartáveis, alguns tem vazamentos com umas porém não com outras e vice e versa. Nem todos os modelos funcionarão com seu bebê, especialmente com um bebê recém-nascido. O que é recomendado a toda mãe é que veja o modelo que lhes chama a atenção e compre uma fralda de pano e testem. Se lhe servir bem e gostar do sistema, então siga comprando do mesmo modelo.

O que acontece depois que o bebê faz xixi?

Quando um bebê faz xixi você vai trocá-lo igual uma fralda descartável. Não tem que fazer nada a mais. Só guarde a fralda de pano molhada no seu recipiente com tampa e lave-a com o resto de suas fraldas.

O impermeável se vai com as lavagens?

Não. A capa impermeável não se desgasta com cada lavagem. Entretanto, se submeter a um calor extremo e prolongado a capa de PUL pode soltar e se rasgar. Sendo assim nunca seque suas fraldas com capas impermeáveis na secadora por mais de 15 minutos.

E quantos xixis aguentam antes da troca?

Depende da fralda, aguenta entre 1-3 xixis (até 3 horas). O ideal é que se troque o bebê cada vez que faça xixi e não espere que a fralda de pano fique saturada até trocar. Se é necessário que o bebê utilize sua fralda em mais de 3 horas assegure-se de colocar um absorvente adicional.

E como limpo o cocô?

Esta é a primeira pergunta que vem a mente de uma pessoa quando se fala sobre fraldas de pano. Falaremos de cocô!

Há diferentes formas de lidar com o cocô:

  • recém-nascido amamentado exclusivamente; o cocô de um recém-nascido que é amamentado exclusivamente é 90% água e é 100% líquido. Este se dissolve na máquina de lavar e sai completamente da fralda de pano. Podes colocar a fralda suja em um recipiente com tampa e lavá-lá todos os dias. Não se preocupe com o mau cheiro, o cocô de um recém-nascido não tem mau cheiro.
  • Bebês que tomam fórmula ou comem sólido; o cocô desses bebês é 30%-80% sólido e deve ser removido da fralda de pano antes de guardar no recipiente com tampa.

E aqui os diferentes métodos para limpar este tipo de cocô:

  1. Utilizar uma espátula ou brocha – este é o método mais básico, simplesmente raspe o sujo com uma espátula ou brocha e jogue na privada. Lave os resíduos na pia.
  2.  Usar uma folha descartável (liner) onde se enrola o cocô e joga na privada, ou um forro de soft onde também tiramos o cocô mas não jogamos o forro de soft fora, lavamos e utilizamos novamente.
  3. Mini ducha na privada, faça um enxágue na fralda de pano com o chuveirinho do vaso sanitário.

Os bebês maiores em geral o cocô é 100% sólidos e saem totalmente da fralda quando você joga no vaso sanitário, não é necessário enxaguar a fralda de pano.

Minha máquina de lavar ficará com cheiro de cocô se eu lavo as fraldas de pano nela?

Não. Sua lavadora não deverá ter cheiro de cocô.

Posso secar as fraldas de pano na secadora? Em qual temperatura?

Sim, porém tenha cuidado. Se suas fraldas são de bolso/pocket, a recomendação é que seque somente os absorventes por uns 40 minutos (ou até que estejam secos, o tempo depende de quão eficiente é sua lavadora) e a qualquer temperatura. Quando estiverem secos coloque as  fraldas e seque por 10 minutos, mas a baixa temperatura. O calor que emanam os recheios e o movimento na secadora são suficientes para secá-los. Os impermeáveis não devem secar na secadora por muito tempo e temperatura alta, eles podem se soltar da fralda e se romper.

O mais recomendado para secar as fraldas de pano é estender ao sol. Os raios ultravioletas tirarão qualquer mancha da fralda e matará qualquer bactéria que possam estar nelas.

 E nas noites devo fazer algo diferente?

Bebês recém-nascidos necessitam ser trocados na noite com mais frequência,  assim não precisamos fazer nada diferente nas suas fraldas de pano.

Os bebês maiores dormem durante mais horas e se levantam com uma fralda encharcada já que fazem muitos xixis de noite. Nesses bebês devemos colocar mais absorventes nas fraldas de pano, ou uma fralda ajustada e uma capa. As fraldas ajustadas são todas de tecido absorvente, promoverá um nível de absorção maior e em geral não necessitam ser recheados com absorventes adicionais.

 Tenho vazamentos com minha fralda de pano, é nova, está defeituosa?

Não, é normal. Os tecidos novos contém uma goma, especialmente se a fralda é orgânica, e todos sabemos que a água e a goma não se misturam. Esta goma cria uma leve camada na fralda que repele o líquidos e pode resultar em vazamentos nas primeiras vezes que se utilizam as fraldas. É por isso que para que as fraldas de pano cheguem a seu nível de absorção máximo deve-se lavar primeiro umas 4 vezes. Ao lavá-la umas 4 vezes com detergentes sem aditivos a goma sairá completamente da fralda deixando passar o líquidos mais fácil. Este processo de lavar as fraldas para alcançar seu máximo de absorção se chama preparação.

Se você acha que lavar as fraldas 4-5 vezes antes de utilizá-la pode te parecer gastar muita água, se não queres passar por este processo podes fazer os seguinte: quando chegar suas fraldas é recomendado que pegue e prove no seu filho com uma toalhinha entre a fralda e a pele do bebê, se ficou pequena e não tiver sido lavado, verifique se pode trocar. Se você for ficar com a fralda lave apenas 1 vez antes de usá-la. Nunca use fraldas novas antes de lavar, os tecidos podem vir sujos das fábricas e foram tocados por muitas mãos antes de chegar a você. A princípio troque seu bebê assim que fizer xixi, e lide com os vazamentos que talvez ocorram. Tenha em mente que este problema se resolverá a medida que sigas lavando tuas fraldas.

Mais links interessantes:

Como lavar suas fraldas de pano

Lavando e cuidando das fraldas de pano

Usando fraldas de pano em bebês recém-nascido

Uso de fraldas de pano em bebês recém-nascido

Como ajustar os elásticos das fraldas de pano com bolso

 

 

Soluções para as noites

Fraldas de treinamento, para desfralde

Fralda de treinamento

Entenda os diferentes tipos de tecidos usados nas fraldas de pano

Algodão, soft, PUL, por que tantos tecidos? Qual a função de cada um deles nas fraldas de pano modernas?

Conheça o creme natural anti assaduras Fio da Terra

Creme Natural para bebês!

Como lavar e lanolizar as capas de lã Fio da Terra

Como organizar o Chá de fraldas virtual com a Fio da Terra

Chá de fraldas de pano

 

Visite nossa loja virtual

Comments are closed.