Quantas fraldas de pano eu preciso ter?

Quantas fraldas de pano modernas eu preciso ter?

Fraldas de pano Fio da Terra

Uma das perguntas que mais recebemos ao longo desses anos é: quantas fraldas de pano eu preciso ter para usá-las durante todo o tempo sem precisar recorrer as fraldas descartáveis?

Então elaboramos esse post que tem muita informação sobre quantidade de fraldas e outras coisinhas…

Para fazer esse cálculo da quantidade de fraldas de pano necessárias nos baseamos em três pontos:
– quantidade de trocas de fraldas a cada dia
– rotina de lavagem: de quanto em quanto tempo você pretende lavar as fraldas?
– tempo que as fraldas demoram para secar

Quantidade de trocas

Um bebe recém nascido é o que mais faz trocas de fraldas, em geral umas 10 fraldas por dia, considerando uma troca média a cada 3 horas ou quando tem cocô na fralda. Bebês recém nascidos fazem cocô de noite e madrugada, então, em geral trocamos suas fraldas durante esse período também.

A partir de 1 mês, em média, não temos mais cocô de noite e as trocas passam a ser 8 vezes por dia, considerando que o bebe fica, em média, 2 horas com cada fralda e 1 fralda à noite.

Esse número de quantidade de trocas pode variar bastante dependendo dos costumes d@ cuidador ou cuidadora do bebê, alguns preferem trocar mais vezes, até a cada xixi, outros deixam os bebês um longo tempo sem fraldas e acabam usando menos fraldas por dia, outros ainda deixam seus filhos por 3 a 4 horas com a mesma fralda, sem nenhum prejuízo para a pele do bebê.

Rotina de lavagem

Indicamos que as fraldas sejam lavadas na máquina de lavar diariamente ou a cada dois dias, mas algumas pessoas juntam essa quantidade de fraldas mais dias. Você pode deixar as fraldas sujas ou pré-lavadas dentro de um balde com tampa sem água até a hora de serem lavadas.

Para pré lavar suas fraldas retire o excesso de xixi e cocô de suas fraldas de pano debaixo de água corrente, esprema a fralda e deixe-a molhada dentro de um balde sem água. As fraldas de molho em água podem ficar com cheiro ruim e diminuir o tempo de vida dos elásticos e dos tecidos, por isso evite o molho e quando for necessário que seja por pouco tempo.

Se você deseja lavar suas fraldas a cada dois dias você vai precisar de fraldas suficientes para usar por 3 dias, considerando que as fraldas lavadas ainda vão ficar 1 dia secando para serem usadas novamente.

Tempo que as fraldas demoram para secar

Em geral as capas e fraldas com bolso secam mais rápido, tecidos sintéticos secam mais rápido do que tecidos naturais. Absorventes e fraldas com muitas camadas são os que demoram mais para secar.

Tecido de bambu e de hemp demoram bastante para secar.

Quanto mais camadas uma fralda ou absorvente tiver mais tempo ela demorará para secar.

Recomendamos que as fraldas sequem ao sol, porque os raios solares desinfetam e branqueiam as fraldas, mas as fraldas ajustadas e absorventes de tecidos naturais podem ser secos na secadora. As fraldas que possuem impermeável (PUL) devem ficar na secadora por apenas 10 minutos para não derreter o pul.

A maioria das fraldas secam em 1 dia, nos lugares mais quentes e secos em poucas horas estão secas, em lugares chuvosos alguns absorventes podem demorar até 3 dias para secar.

E agora, quantas fraldas de pano eu preciso ter?

Com base em todas essas informações é que vamos descobrir quantas fraldas de pano precisamos ter para poder usar sempre elas.
Para chegar a esse número e tendo como base os três pontos comentados acima vamos chamar de  “combinação” o tipo de fraldas ou capas + absorventes que o bebe utilizará a cada vez que for fazer uma troca.

Segue abaixo uma lista de que combinações poderemos fazer.

Em bebês recém nascido ou até 5 kg
Capa em pul MINI tamanho único + 1 fralda cremer
Capa em pul MINI tamanho único + 1 absorvente grande ou pequeno
Capa em pul MINI tamanho único + 1 fralda ajustada RN
Fralda com bolso + 1 fralda cremer

Fralda com bolso + 1 absorvente grande ou pequeno

Capa de lã pequena + 1 fralda ajustada RN

 

Em bebês com mais de 1 mês ou com mais de 5 kg
Capa em PUL tamanho único + absorvente grande
Capa em PUL tamanho único + fralda ajustada tamanho único
Fralda com bolso + 1 absorvente grande

Capa de lã + 1 fralda ajustada

Para soluções noturnas
Fralda com bolso + 2 absorventes grandes
Capa em PUL tamanho único + 2 absorventes grandes
Capa em PUL tamanho único + fralda ajustada (acompanhado ou não de mais 1 absorvente)

Capa de lã + fralda ajustada ((acompanhado ou não de mais 1 absorvente)

Agora que você conhece todas as combinações possíveis de fraldas de pano Fio da Terra você vai poder se organizar para saber quantas fraldas vai precisar. Em geral indicamos ter 20 combinações, entre essas acima, para poder lavar as fraldas a cada dois dias num local onde as fraldas demorem até 1 dia para secar. Dessas 20 combinações 3 precisam ser combinações noturnas.

 

Dicas para economizar
As capas em pul podem ser usadas por mais de uma troca, você não precisa colocá-las para lavar depois da primeira troca, é possível utilizá-la por várias vezes, consegue-se passar até um dia inteiro usando a mesma capa trocando apenas o absorvente. Como as capas são feitas só de material impermeável ela não fica molhada de xixi então você pode trocar os absorventes e utilizar a capa novamente.

As fraldas com bolso também podem ser utilizadas por mais de uma troca se ao invés de colocar os absorventes dentro do bolso você colocá-los por cima do bolso.