Uso de fraldas de pano em bebês recém-nascido

Uso de fralda de pano em bebês recém-nascidos

Esta parece ser uma das principais dúvidas sobre o uso das fraldas de pano: como começar?

São tantas novidades quando temos um bebê recém-nascido em casa que, se nós não estivermos preparadas e dominando o assunto das fraldas de pano, poderemos facilmente nos render e desistir do uso, mas não desista antes de ler esse artigo!!

Não existe mistério, vamos dar algumas dicas para o uso das fraldas de pano nos primeiros dias do bebê ser bem fácil.

 O mecônio

O mecônio é o primeiro cocô do recém-nascido, é muito escuro e pegajoso. Já escutei muitas vezes que o mecônio mancha, que não sai das fraldas, mas na realidade isso nem sempre é verdade; pelo contrário, na grande maioria das vezes, ninguém tem problema com o mecônio. Então: como cuidar das fraldas sujas com mecônio?

De preferência, lave logo após sujar, se o mecônio secar, fica mais difícil sair.

– Não precisa esfregar imediatamente, deixe a fralda de molho. Se não for uma fralda com soft, esfregue sabão de coco e deixe-a de molho.

– Se houver sol, aproveite: a luz solar funciona como mágica para tirar as manchas de cocô das fraldas de pano.

– Deixe sua fralda nesse molho por algumas horas, quando você voltar, já estará branquinha. Lave-a com as demais fraldas como preferir.

 

Qual fralda funciona melhor para um recém-nascido?

Como o cocô do recém-nascido é muito molinho, uma fralda que seja de algodão vai absorver logo todo o líquido e vai evitar vazamentos – a fralda precisa estar bem ajustada nas pernas do bebê para o cocô não vazar. O algodão (ou outra fibra natural) é o melhor tecido para entrar em contato com a pele do bebê recém-nascido e evitar sensibilidades.

Baseada em minha experiência, sugiro o uso de uma dobra de fralda do tipo Cremer com uma capa em PUL. Mas você também pode usar outro tipo de dobra com esta fralda tipo Cremer ou com uma fralda pré-dobrada (o contorno).

 Você também vai precisar fazer algumas trocas durante a noite, quando o bebê fizer cocô (o que é costumeiro em recém-nascidos). Não o deixe sujo, ou ele poderá ficar com assaduras. Por isso, durante os primeiros 10 dias, pelo menos, essa dobra de fralda tipo Cremer com capa em PUL vai funcionar perfeitamente. No lugar da capa, você também pode usar a fralda com bolso tamanho P.

Depois, quando seu bebê não estiver mais fazendo cocô à noite, você pode usar: uma fralda noturna, que segura o xixi por mais tempo; ou uma pré-dobrada (contorno), que absorve bastante, acompanhada de uma capa em PUL.

Algumas pessoas não gostam que seu bebê fique em contato com o xixi durante a noite, sentindo-se molhado. Nesse caso, elas preferem fraldas de um pano que deixe a sensação de a pele estar sequinha, que seria uma fralda com o tecido soft no interior. Percebi, em minha experiência, que esse fato não altera nada para o bebê – a maioria deles não se incomoda e nem tem assadura por dormir com um tecido de algodão (que deixa o bebê molhado).

As fraldas tamanho P Fio da Terra, que possuem o tecido soft em seu interior, também são uma boa opção para usar à noite e deixar o seu bebê sequinho (até que ele caiba em uma fralda noturna).

As Fraldas tamanho único Fio da Terra vão servir bem no seu bebê quando ele estiver com 4 ou 5 kg.

 

Quantas fraldas eu preciso ter?

 Vou recomendar uma quantidade de fraldas de pano seguindo a nossa sugestão de usar uma fralda tradicional quadrada (tipo Cremer) ou uma pré-dobrada com capa em PUL.

Um bebê recém-nascido pode chegar a fazer até 10 trocas de fraldas por dia (sim, eles fazem muito cocô!).

A capa em PUL não precisa ser colocada para lavar a cada troca de fralda, você pode continuar usando a mesma até que ela fique suja de cocô ou úmida de xixi, ou até achar que já é hora de ser lavada.

Então, para um dia de uso, você precisa de:

  • 10 a 12 fraldas tradicionais quadradas ou outras opções de absorventes de algodão;
  • 2 a 3 capas em PUL;
  • 1 snappi ou outro prendedor de fralda.

Agora, para finalizar a conta, você precisa definir se vai lavar as fraldas todos os dias e identificar quanto tempo elas demoram para secar em sua casa. As fraldas tipo Cremer e as capas em PUL secam bem rápido, então: um estoque de 30 a 35 fraldas tradicionais quadradas (ou outras opções de absorventes de algodão), 4 capas em PUL e 1 ou 2 snappis serão suficientes.

Abaixo, uma foto do meu filhote com a sua primeira fralda de pano, alguns minutos após o seu nascimento – que foi, também, a primeira fralda que fiz, o começo de um grande projeto.

fralda-de-pano

(Essa fraldinha não é como a da minha sugestão, ela é uma fralda simples com bolso, de malha de algodão por dentro, usada com uma fralda tradicional quadrada como absorvente).

 

Confira o nosso vídeo abaixo ensinando algumas opções de fraldas para uso com bebês recém-nascidos.