Algodão, soft, PUL, por que tantos tecidos? Qual a função de cada um deles nas fraldas de pano modernas?

Quando comecei a costurar as fraldas de pano modernas para meu filho, eu quase nada sabia sobre os materiais que usamos nelas, ou sobre quais são os melhores materiais para usar, aumentando sua eficiência.

Hoje em dia, passados 3 anos, temos trabalhado com tecido de algodão, PUL ou soft (microsoft) para o exterior das fraldas, é exatamente sobre essa diferença que escrevo esse post de hoje.

Tecidos de algodão

Os tecidos de algodão possuem estampas lindas e muita diversidade, foram o primeiro material que usei nas fraldas. Elas eram feitas de tricoline (o tipo do tecido de algodão que usamos) e malha de algodão no interior, intermediados por um camada de plástico impermeável. Eram fraldas muito fresquinhas, absorviam muito bem, sem vazamentos, mas em pouco mais de 1 hora e meia o xixi já aparecia na superfície de fora. Como eram confeccionadas 100% em algodão, que é um tecido hidrófilo (isto é, gosta de água, puxa a água para si), a umidade passava muito rapidamente para o exterior.

Pouco tempo depois conheci o soft ou microsoft, um tecido sintético (100% poliéster) e de toque macio. Começamos a usá-lo na parte interior das fraldas, pois ele não acumula umidade em si, mas deixa o xixi passar para o absorvente, deixando o bebê com a sensação de estar sequinha. O soft não é hidrófilo e, ao usá-lo, a fralda passou a durar mais de 1 hora e meia. Agora chegamos a ponto muito importante do texto, no qual tiraremos a dúvida de muitas pessoas e esclareceremos sobre alguns tipos de vazamentos que são proporcionados pelo tipo de tecido que usamos nas fraldas.

Por que a fralda tamanho único infiltra mais do que as fraldas por tamanho?

A fralda tamanho único possui uma costura a mais, a qual permite fazer o caminho do elástico ajustável – que não pode ser costurado na fralda, precisa ficar solto para possibilitar o ajuste (assista nosso vídeo para conhecer esse modelo.) Essa costura fura o plástico e deixa uma passagem para a umidade ser atraída pelo tecido de algodão da superfície externa, o que chamamos de infiltração.

As fraldas por tamanho possuem o elástico costurados nelas, com menos furos no plástico elas costumam ser mais eficientes e ter menos infiltração.

Entenda melhor essa diferença no fim desse link, e escolha o tipo de fralda que mais lhe agrada.

O Soft

Já que o soft não puxa a umidade, passamos a utilizá-lo também no exterior das fraldas, com estampas lindas, porém com menos diversidade. Chamamos essas de fraldas noturnas.

As fraldas de pano noturnas seguram o xixi muito tempo se bem recheadas, por isso indicamos seu uso para a noite, já que o soft é um tecido sintético e pode incomodar em regiões mais quentes.

E o PUL?

Mesmo que já tivéssemos uma boa fralda de pano que aguentasse a noite inteira, ainda tínhamos que usar um plástico impermeável, que não é um material tão durável. Por isso decidimos também fabricar fraldas de pano em PUL.

O PUL é uma malha sintética laminada de poliuretano, o que a deixa impermeável. É um material importado muito usado em fraldas de pano por todo o mundo.

O PUL é respirável, mais fresquinho que as fraldas soft-soft, e tampouco atrai a umidade para fora, por também ser sintético. Por ser um material versátil, temos duas opções de fraldas de pano com ele, as fraldas com bolso tamanho único e as capas.

As fraldas em PUL com bolso podem ter em seu interior o soft ou o tecido de absorção que é 80% algodão e 20% poliéster, saiba mais sobre essa diferença no fim dessa página.

Agora ficou mais claro porque temos tantas opções de fraldas de pano modernas e usamos tantos materiais?

Havendo qualquer dúvida, escreva-nos: contato@fiodaterra.com

Agradeço pela visita!

Cristina

 

Comments are closed.